domingo, 8 de maio de 2016

Resumo sobre os Regimes Totalitários PAS/ENEM

Regimes Totalitários

Os regimes totalitários, fundamentados no conceito de totalitarismo, ou seja, baseado num Estado forte e centralizador, antidemocrático, autoritário e controlador, surgiram após a primeira guerra mundial (1914-1918) em diversos países da Europa a partir da crise do capitalismo.
Os principais regimes totalitários que surgiram no século XX na Europa foram:
Stalinismo Russo
Com o fim da revolução russa de 1917 e após a morte de Lenin, iniciou-se o stalinismo na URSS com o poder concentrado nas mãos de Josef Stalin, a figura mais importante do regime totalitário, o antifascista da União Soviética. Foi um dos regimes totalitários de esquerda que perdurou de 1927 a 1953 acabando com a liberdade civil no país.
Fascismo Italiano
fascismo italiano foi o primeiro regime totalitário de direita que surgiu na Europa, instaurado pelo ditador Benito Mussolini, em 1919, com a fundação do Partido Nacional Fascista (PNF). Com inspirações anticomunistas, o fascismo tomou o poder no evento denominado “A Marcha sobre Roma”, em 1922. Mussolini foi eleito chefe do governo a partir do golpe de Estado que derrubou o Rei Vítor Emanuel III.
Nazismo Alemão
Adolf Hitler foi a figura autoritária do regime nazista que se instaurou na Alemanha em 1933. Inspirado no fascismo italiano, o nazismo pregava a ideia de que a raça ariana era superior às outras. Nesse sentido o governo nazista estava apoiado nas ideias antissemitistas e perseguiu e exterminou judeus (holocausto). O nazismo terminou em 1945 com o fim da segunda guerra mundial.
Salazarismo Português
O salazarismo foi um regime ditatorial inspirado nos ideais nazifascistas que vigorou em Portugal sob a figura de António Salazar a partir da Nova Constituição, estabelecida em 1933. Denominado de Estado Novo, o salazarismo foi uma das mais longas ditaduras do século XX, que acabou com a liberdade de expressão e somente terminou com a Revolução de 25 de Abril de 1974, denominada de Revolução dos Cravos.
Franquismo Espanhol
Sob a figura do ditador anticomunista Francisco Franco, desponta na Espanha o Franquismo ou a Ditadura de Franco que culminou na Guerra Civil Espanhola (1936 e 1939). Franco, a partir de inspirações fascistas se rebelou contra o governo democrático de Manuel Azaña Díaz. Ainda que a guerra civil tenha durado 3 anos, a ditadura de Franco somente terminou com sua morte, em 1975.
Regimes Totalitários na Atualidade
É possível, entretanto, encontrar regimes totalitários na atualidade, onde o Estado controla a vida da população e possui grande intervenção na economia, por exemplo, na Coreia do Norte, na China, em Cuba e na Venezuela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário